A função social da academia através dos periódicos científicos

Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação

VII Encontro dos Periódicos Científicos da Uninter, com o tema ‘Editores em ação’, trouxe à tona discussões essenciais sobre o papel das comissões e do corpo editorial. Conduzido pela coordenadora de Pesquisa e Publicações Acadêmicas do centro universitário, Desiré Dominscheck, o evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube no dia 16 de abril e continua disponível para livre o. 

Na oportunidade, o doutor em Educação Leandro Sartori, docente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e editor-chefe da Revista Periferia, e o doutor em Direito Econômico e Desenvolvimento  Jailson Araujo, que atua no Programa de Pós-graduação em Direito (PPD) da Uninter e é editor-adjunto da Revista Ius Gentium, debateram tópicos que impactam a produção e divulgação científica. 

Durante a transmissão, Leandro correlacionou o trabalho que faz na Revista Periferia com alguns pontos importantes que cercam o campo editorial. As tarefas cotidianas de um editor, as diferentes formas de organização das equipes editoriais e os desafios contemporâneos na manutenção dos periódicos foram expostos de forma que o público possa entender.  

Leandro destacou o Oficio 46/2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em especial no ponto que trata das mudanças para o ciclo avaliativo 2024-2025 e os parâmetros comuns da avaliação de permanência, acerca de metodologias, impacto, excelência e classificação de artigos, descritos no documento.  

Para o profissional, para quem está em processo formativo, essas discussões entre pares são “um encontro rico de aprendizado sobre o fluxo editorial” e, para quem já é editor, garante que é “uma conversa muito proveitosa de troca de experiência”.  

Jailson resgatou a criação da Revista Ius Gentium, ainda em 2010, no contexto da graduação em Direito, e que seis anos depois foi assumida pelo PPD. O editor adjunto destaca o primeiro ciclo avaliativo da época que ou da categoria de B5 para B3, o que “sinalizou que a equipe estava no caminho certo”. Na avaliação mais recente, ainda no sistema antigo, conseguiu o A4.  

“É uma atividade intensa, que acumulamos com as nossas demais atividades, mas que fazemos com muito gosto, porque é necessário. A atividade acadêmica demanda que haja um paralelo à questão da pesquisa. A pesquisa, o ensino e a extensão são o tripé da academia. E a pesquisa se mostra justamente através dos periódicos”, salienta.  

O docente enfatiza ainda que os livros costumam ter defasagens de pelo menos um ano, devido ao processo de produção e publicação, por isso devem ter maior busca durante a graduação. Para Jailson, o estado da arte, pelo menos na área do Direito, na qual atua, demanda estudo de periódicos, já que revistas científicas de alto impacto tem como objetivo observar as pautas que estão sendo pensadas e discutidas.  

Junto do editor-adjunto, Desiré sinaliza a importância de analisar os periódicos nos quais se deseja publicar uma pesquisa, não só para o alinhamento da linha editorial, mas também os profissionais envolvidos e a ética com que trabalham. Os profissionais pontuaram as revistas predatórias, que cobram pela publicação de pesquisas já disponíveis, a importância do retorno de pareceristas e a facilidade que a internet traz para a área, com a possibilidade de ar estudos de qualquer lugar do mundo com conexão.  

“Para quem é colega editor, que vive essa realidade árdua, gostaria de mencionar que, apesar de todas as nossas dificuldades, somos correspondemos à ponte que liga a academia e a sociedade. O conhecimento produzido na academia se materializa, se concretiza através do artigo científico, que vai ser conhecido fora dos muros da academia, principalmente em tempos de novas tecnologias da informação e da comunicação. O conhecimento produzido dentro dos muros deve servir a sociedade, porque é através desse conhecimento que a academia vai cumprir a sua função social”, finaliza Jailson.  

O evento completo está disponível para o no canal do Youtube da área de Pesquisa da Uninter.  

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Reprodução do Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *