Com mais de 2 mil participantes, 30º CIAED tem recorde de público e delegação inédita de 30 especialistas internacionais

Autor: Assessoria de Imprensa 30º CIAED

Em meio à expectativa de divulgação do Novo Marco Regulatório de Educação a Distância e com uma programação rica em discussões sobre a qualidade da EaD, a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) celebra a realização do 30º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) com números expressivos. 

Ao longo de 4 dias (7 a 10 de maio), o evento registrou mais de 2 mil inscritos, contabilizando um crescimento superior a 34%, em relação à última edição. Outro número recorde foi o tamanho da delegação internacional. O Congresso contou com a participação ativa de mais de 30 representantes de universidades e organizações que são grandes referências em EaD no mundo.

Para o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, João Mattar, os números representativos demonstram que o 30º CIAED superou suas expectativas. “Nós concluímos a última edição em setembro de 2024, excepcionalmente trabalhamos em um período de oito meses para construir esta edição, incluindo período de férias, e não durante um ano como sempre tivemos. E esse esforço resultou em um número superior ao que foi conquistado na maioria das edições do CIAED”.

“Além disso, a grande adesão das organizações mais relevantes do mundo em EaD validou nossa proposta arrojada de trabalhar o tema ‘Internacionalização da Educação a Distância’. Com a representatividade de 30 especialistas vindos dos EUA, Europa, Ásia, África e Américas, consolidamos as relações internacionais da ABED com grandes pesquisadores de algumas das maiores instituições de EaD no mundo”, celebra.

João Mattar também destaca a realização do 1º ENAED – Encontro Nacional de Estudantes de Educação a Distância. Além de conquistarem um espaço inédito de fala dentro do CIAED, os alunos de EaD puderam tirar dúvidas com especialistas, em tempo real, sobre os impactos previstos do Novo Marco Regulatório para a realidade de cada curso.

Entre as 60 empresas presentes na Expo-EaD para apresentar soluções e tendências da Educação a Distância, estiveram os maiores players do setor, entre eles a Universidade Cruzeiro do Sul (anfitriã do evento), Universidade Positivo, Uninter, Vitru Educação, Cogna, Ecossistema Conecta, Editora Intersaberes, Grupo Telesapiens, Maieutics.ai, Plataforma A, Senac e VG Educacional, confira a lista completa de patrocinadores no site.

O evento também contou com palestras, podcasts, EaD Talks, painéis, encontros, minicursos e atendimentos jurídicos para instituições.

Outro ponto alto da edição foi o lançamento do Referencial e Selo de Qualidade ABED de Educação a Distância. Com a adesão de quatro instituições já durante o evento: Universidade Cruzeiro do Sul, Vitru, Uninter, Univesp e Enber (EUA), o Selo foi criado para servir como uma ferramenta de apoio a instituições de ensino superior, gestores, avaliadores e demais interessados no fortalecimento da qualidade da educação a distância no país.

João Mattar, presidente da ABED, explica que, a exemplo de associações similares de outros países, a entidade decidiu avançar com esse projeto, com um referencial validado pela comunidade científica da Educação a Distância. Esse documento, publicado e embasado em referências internacionais, já foi apresentado à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sinalizando que não há competição, mas sim uma proposta de diálogo.

“A ideia é que o documento da ABED contribua para a reflexão do Ministério da Educação (MEC). Com isso, pretende-se estabelecer uma relação construtiva entre os documentos da ABED, do governo e das agências reguladoras. Um marco comum que pode gerar sinergias importantes”, afirma o presidente.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Assessoria de Imprensa 30º CIAED
Créditos do Fotógrafo: Divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *