Coro Margareth Picler retoma ensaios com novidades para 2025
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação Acadêmica
Após um breve recesso, o Coro Margareth Picler retomou as atividades na última segunda-feira, 10 de março de 2025. Dirigido pelos professores Jeimely Heep Bornholdt e Alysson Siqueira, o projeto é oferecido para estudantes de graduação, para colaboradores da Uninter, instituições parceiras e pessoas da comunidade em geral.
O ano de 2024 foi de muito sucesso com apresentações marcantes. Para este ano, a maestrina Jeimely Heep Bornholdt destaca a permanência de um repertório de músicas brasileiras, porém diversificado. Ela também revela novidades. “Participar de festivais, fazer apresentações em diversos lugares, proporcionar para os coralistas momentos de êxito […] um momento de estar no palco se sentindo como cantor, como um grande artista”, afirma.
E essa sensação é percebida pelos coralistas que cada vez mais se destacam nas apresentações. Uma das primeiras componentes do Coro, Yeda Guillen, estudante do curso Bacharel em Educação Física, é uma das sopranos no grupo e ressalta a importância do projeto para os participantes. “A gente percebe que esse trabalho, ele fez com que os integrantes ficassem mais unidos […] depois, quando a gente assiste a nossa apresentação, a gente fala assim: Uau, como ficou lindo! Como transmite energia para o público”.
Para a também soprano, Tamiris Garratini, que é aluna de pós-graduação na Uninter, integrar o Coro em 2023 superou suas expectativas. “Cheguei aqui, nossa, me realizei. Até questão de técnica vocal me ajudou muito no meu trabalho. Eu sou professora e o esforço que eu fazia antes, chegava no final do dia com a garganta assim doendo. Aqui a gente vai aprendendo as técnicas vocais. Fora que é muito, muito prazeroso”, destaca.
E sobre técnica, o Coro inova ao compor coralistas presenciais e virtuais. O professor Alysson Siqueira lembra que isso começou na pandemia do Covid-19 em que os participantes gravavam suas partes em vídeo e enviavam para edição e composição das músicas nas apresentações. “Depois disso a gente viu que essa é a cara da instituição! De promover essa integração com todas as pessoas de vários locais do Brasil”, finaliza.
O Coro Margareth Picler é um projeto de extensão da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL), da área de Linguagens Cultural e Corporal que tem como meta a ampla participação de professores e futuros professores da educação básica em atividades de formação musical por meio do canto coral.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação AcadêmicaEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Rafael Lemos