Treinamento aborda mudanças no estágio supervisionado das licenciaturas

Autor: Adriane Vasconcelos - assistente de comunicação acadêmica

A equipe de estágio supervisionado da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL), representantes de polos da Uninter participaram do Telencontro da Escola de Polos e Formação Permanente, promovido para discutir as diretrizes do Estágio Curricular Supervisionado 2025, no dia 3 de abril. 

O encontro contou com a presença da diretora da ESEHL, Dinamara Machado, que destacou a importância da formação de um grupo de professores capacitados para acompanhar os estágios supervisionados das licenciaturas, sob a coordenação da professora Kellin Cristina Melchior Inocêncio. 

Dinamara reforçou a necessidade da equipe diante das especificidades do estágio em diferentes regiões do país, ressaltando que a ESEHL precisa estar em constante alinhamento com os preceitos da legislação vigente. 

Já a professora Kellin enfatizou que este é um momento especial de transição, em que polos e estudantes precisam conhecer os docentes responsáveis por cada região. Ela alertou ainda para a importância de atenção ao novo modelo de Estágio Supervisionado que será adotado a partir de 2025. 

Novo modelo

O novo formato do Estágio Supervisionado segue a Resolução CNE nº 04/2024, que estabelece uma ênfase maior na avaliação de competências práticas dos estudantes, especialmente nos cursos de licenciatura. A proposta busca garantir que os alunos consigam aplicar, na prática, os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação. 

A abordagem permitirá que o Ministério da Educação (MEC) identifique possíveis lacunas na formação dos futuros professores e proponha melhorias para elevar a qualidade do ensino superior no Brasil. O cronograma também prevê capacitações específicas para supervisores e orientadores de estágio, além de revisões nos instrumentos avaliativos, para torná-los mais eficazes.  

Durante o telencontro, a equipe coordenada pela professora Kellin comparou o modelo de estágio vigente com as mudanças propostas pela nova resolução e esclareceu dúvidas dos participantes sobre o novo formato. Alunos e representantes de polos interagiram ativamente por meio do chat, trazendo perguntas e comentários. 

Ao final, Kellin ressaltou que dois modelos de estágio (CNE/ nº 3, 2024 e CNE nº 04/2024) ainda coexistirão por um período, o que exige uma estrutura organizada para atender alunos e polos de todas as regiões do país. Para isso, foi formada uma equipe de docentes responsáveis pelo e regionalizado do Estágio Curricular Supervisionado 2025. São eles:  

  • Prof.ª Esp. Bárbara Cristina de Melo – Região Sudeste 
  • Prof.ª Dra. Beatriz Maria Zoppo – Região Sul (Paraná e Rio Grande do Sul) 
  • Prof.ª Dra. Deisily de Quadros – Região Sul (Santa Catarina) 
  • Prof. Dr. Rodolfo dos Santos Silva – Região Norte 
  • Prof. Me. Gustavo Henrique Silva – Região Nordeste 
  • Prof.ª Simone Barbosa Prestes – Região Centro-Oeste 
Incorporar HTML não disponível.
Autor: Adriane Vasconcelos - assistente de comunicação acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *