Estudantes de Processos Químicos visitam fábrica de polímeros e pigmentos
Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismo
Para aprimorar seu aprendizado e experiência, estudantes de Tecnologia em Processos Químicos da Uninter tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica a uma fábrica do ramo de polímeros e pigmentos localizada em Colombo (PR). A visita ocorreu no dia 9 de dezembro de 2024, organizada pelo professor Guilherme Barrachina Stocco. O objetivo foi proporcionar aos alunos um contato direto com os processos produtivos e os produtos desenvolvidos pela empresa.
Jackeline Campello, Gerente do Sistema de Gestão Integrado (SGI), apresentou o programa Revora, uma iniciativa da empresa que busca desmistificar o uso do plástico e conscientizar sobre seu consumo responsável. O programa Revora reforça a importância do material quando utilizado de maneira consciente, desmistificando crenças.
Após a palestra, os alunos foram conduzidos em um tour pelas instalações da fábrica, ando por setores essenciais para a produção. O roteiro incluiu o almoxarifado, onde são armazenadas as matérias-primas; as áreas de preparo, pesagem, extrusão e embalagem dos produtos; além do laboratório de controle de qualidade, onde são realizadas análises rigorosas para garantir a excelência dos polímeros e pigmentos fabricados.
Os visitantes também conheceram os setores de manutenção eletromecânica e de tratamento de efluentes, fundamentais para a operação sustentável da indústria.
O aluno Victor Manuel Bastidas Canelón destacou a relevância da experiência para a consolidação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. “São muitos os conhecimentos adquiridos durante a visita técnica, posso citar alguns dos que mais me chamaram atenção: a organização do estoque, o processo de produção, o laboratório de controle de qualidade e o departamento de recursos humanos”, afirmou.
Outro aspecto que impressionou os estudantes foi o processo de coloração da resina. “O que mais me chamou atenção foi o processo de transformar a resina sem cor nenhuma em múltiplas gamas de cores”, comentou Victor, destacando a complexidade e a precisão envolvidas no procedimento.
A visita técnica também proporcionou um alinhamento entre teoria e prática. Segundo Victor, os conceitos de fenômenos de transporte, transferência de calor e mecânica dos fluidos, abordados em disciplinas teóricas, mostraram-se essenciais para compreender o funcionamento da produção industrial.
“Consegui relacionar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula com a prática na empresa, sobretudo os conhecimentos sobre fenômenos de transporte, onde existem as transferências de calor e a mecânica dos fluidos, que jogam um papel fundamental na transformação de matérias-primas”, destacou.
Além da oportunidade de vivenciar os processos industriais, os alunos puderam interagir com os profissionais da empresa, esclarecendo dúvidas e aprofundando seus aprendizados. “Os funcionários que conduziram a visita são muito bem preparados e possuem amplo conhecimento. Foi uma experiência muito enriquecedora poder tirar dúvidas com eles”, afirmou o estudante.
Ao final da visita, os participantes avaliaram a experiência de maneira extremamente positiva. “Minhas expectativas eram poder visualizar mais de perto como funcionavam os processos de produção do plástico e como eles estavam relacionados com as aulas teóricas estudadas na faculdade. A visita correspondeu totalmente às minhas expectativas, pois foi possível explorar os conteúdos das disciplinas de forma teórica e prática”, concluiu Victor.
Com essa iniciativa, a Uninter reforça seu compromisso com o ensino dinâmico e aplicado, proporcionando aos seus alunos experiências reais que complementam a formação acadêmica e contribuem para uma melhor compreensão do setor industrial.
Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Muito informativo