Uninter investe em IA e capacitação contínua para otimização de processos
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
A integração de inteligência artificial (IA) e a qualificação dos colaboradores para o uso das ferramentas é um dos principais aspectos estratégicos da Uninter. Em busca de otimização de tempo, melhoria de processos e eficiência nas atividades, o grupo educacional adotou o Microsoft Copilot para os colaboradores. Por isso, no dia 24 de abril de 2025, uma primeira turma de profissionais, entre eles professores e coordenadores de curso, aram por um treinamento com o cientista de dados e especialista em IA Alexandre Camli.
Estudos apontam que 75% das pessoas já utilizam a IA no ambiente de trabalho e que 79% dos líderes acreditam que as ferramentas são essenciais para manter a competitividade no mercado. No entanto, 60% dos profissionais afirmam que suas organizações ainda não têm uma visão clara para a implementação dessas ferramentas. Os dados são de uma pesquisa divulgada pelas empresas Micrsoft e Linkedin, em 2024, e trazem a reflexão sobre as melhores formas e ferramentas a serem utilizadas.
De acordo com a diretora de Tecnologia da Informação (TI) da Uninter, Isis Marcelino, a instituição conta com diversas frentes relacionadas à IA. Em relação ao atendimento aos estudantes, áreas acadêmicas, de TI, jurídica e diversas outras. Frente a essas, ainda existe a governança, que considera “uma vertente muito importante”.
“Existem poucas empresas que estão tratando do tema com a profundidade que a Uninter está. Nós temos uma equipe bastante dedicada a tratar os quesitos de governança, para que todas essas frentes de projeto relacionadas à inteligência artificial sejam seguras, tenham controles necessários para a instituição, como relação de controles autorais e a entrega desse conteúdo, principalmente pedagógico”, destaca a diretora.
Para Camli, que atua na Solo Network, antes de adquirir qualquer ferramenta é necessário se preocupar com algumas questões muito importantes, ainda mais quando se fala de segurança.
“Eu preciso aferir isso às questões de compliance, de segurança, às políticas da minha organização […] Você vai conseguir ter muito mais, tanto em questão de comunicação, como produtividade, toda a parte de acompanhamento e geração de processos, fluxos, e isso vai ajudar a sua empresa a ser competitiva no mercado. Ao contrário disso, você perde competição”, salienta o especialista.
O reitor da Uninter, Benhur Gaio, destaca a importância da capacitação contínua dos colaboradores para a melhoria de processos.
“A nossa concepção de formação continuada nos traz grandes oportunidades. Em relação à inteligência artificial hoje, é fundamental que todos estejamos alinhados. É um contexto em que todos dentro da nossa instituição estarão qualificados e utilizarão a inteligência artificial, a partir de formações específicas, como esse treinamento que tivemos hoje, para melhorar, para aperfeiçoar e evoluir nas suas atividades profissionais, fazendo com que a nossa instituição cresça e obtenha melhores resultados, além daqueles que já obtivemos. Vamos em frente com esse contexto”, conclui o reitor.
Isis acrescenta que “as ferramentas estão sendo liberadas para as áreas istrativas [da Uninter], para que coloquem no seu dia a dia o uso. Para uma otimização de e-mail, geração de apresentação e outros projetos que podem surgir ainda, como geração de vídeos automáticos, tratamento de conteúdos, de uma forma mais automática possível”.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de ComunicaçãoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Natália Jucoski